Ref.ª 2025/10 - um posto de trabalho - carreira/categoria Técnico Superior - Área Funcional Psicologia Social e das Organizações - Divisão de Ação Social
Ref.ª 2025/10 - um posto de trabalho - carreira/categoria Técnico Superior - Área Funcional Psicologia Social e das Organizações - Divisão de Ação Social
Ref.ª 2025/10 - um posto de trabalho - carreira/categoria de Técnico Superior - Área Funcional de psicologia Social e das Organizações - Divisão de Ação Social
Código da BEP: OE202512/0028
Caracterização Posto de Trabalho: um posto de trabalho na carreira/categoria de Técnico Superior, com a área funcional de Psicologia Social e das Organizações (Grau de complexidade 3) – com a exigência habilitacional de Licenciatura em Psicologia com especialização em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações, correspondente à área de estudos de Psicologia – 311, conforme Classificação Nacional das Áreas de Educação e Formação (CNAEF), e membro inscrito na Ordem dos Psicólogos Portugueses, sem possibilidade de substituição do nível habilitacional por experiência profissional na área de atividade, para a Unidade Orgânica Divisão de Ação Social, para o exercício de funções de estudo, planeamento, programação, avaliação e aplicação de métodos e processos de natureza técnica e/ou científica, que fundamentam e preparam a decisão superior; Análise e monitorização das necessidades e indicadores psicossociais dos indivíduos, grupos, instituições e comunidades; o bem-estar e a qualidade de vida, os recursos sociais; os problemas de saúde psicológica e do comportamento que promovem as desigualdades e a exclusão social; Avaliação dos processos e resultados dos projetos e programas comunitários com vista à resolução de necessidades psicossociais; Desenvolvimento, implementação, monitorização e avaliação de programas e planos de prevenção de situações de risco social (incluindo medidas de reabilitação e integração social), dirigidos a indivíduos, grupos ou instituições; Intervenção junto de grupos em risco e socialmente vulneráveis, na redução e prevenção de situações de risco social e pessoal; Construção de processos de mudança comportamental, psicossocial e emocional na promoção de uma maior qualidade de vida; Elaborar, implementar e avaliar programas de saúde no trabalho na promoção da saúde psicológica e do bem-estar em contexto laboral; Avaliação, prevenção e intervenção nos riscos psicossociais; Conhece e aplica as normas legais e regulamentares e as ordens e instruções dos superiores hierárquicos, bem como exerce as funções de acordo com os objetivos que tenham sido fixados e utilizando as competências que tenham sido consideradas adequadas; atua com responsabilidade e autonomia, seguindo os protocolos e regras.